9 de janeiro de 2007

Dia cinzento


Que dia mais cinzento, de todos os serviços, não consegui aproveitar um que fosse, ainda tentei que a velha senhora do Largo de Marvila me servisse de inspiração, mas hoje até ela vinha cabisbaixa, ainda esbocei um sorriso na tentativa de a animar, como não deu resultado, atirei com um, tá frio ó Dona Isabel, olhou para mim como a pedir-me para não falar muito e apenas comentou, tá tá é altura dele, levei-a onde me pediu, percebo quando as pessoas não estão para nos aturar
A ameaça constante de chuva, afinal não se concretizou, da parte da tarde e depois de algumas voltas, curtas, e como não havia melhoramentos, resolvi ir cortar o cabelo.
Olhei lá para dentro e vi que as duas cadeiras estavam vazias, boa altura para ter vindo, pensei, entrei e lá estavam as meninas que me cortam o cabelo, uma delas, a proprietária, a minha preferida para me cortar o cabelo estava sentada ao fundo num cadeirão de verga, lia uma revista cor de rosa, a outra, a empregada estava de pé junto á caixa registadora, assim que entrei e como que tivesse molas dirigiu-se a mim com uma "boa tarde" e indicando-me de seguida a cadeira para me sentar. Gosto mais que seja a Maria a cortar-me o cabelo, corta melhor, mas em contrapartida a Teca e no fim do corte, faz uma massagem no couro cabeludo que é de irmos ao céu. Assim foi, sentei-me onde me indicou, ao fim de algum tempo a utilizar a tesoura e o pente e como a quantidade cortada já indicava algum melhoramento, disse-lhe que era suficiente, deu os últimos retoques e mandou-me passar para a cadeira ao lado.
Começou então o descanso do guerreiro, entre o vaivém dos dedos entrelaçados nos cabelos, e o escorregar na cadeira, consegui relaxar o suficiente para quase adormecer, lá muito ao longe ouvia o rádio a tocar, nem consegui perceber que musica era. Já está, pode-se levantar… acho que passei pelas brasas, passei novamente para a primeira cadeira, depois de sabiamente me ter secado a cabeça, perguntou, quer pôr alguma coisa? Gel ou laca? não, vai mesmo assim, respondi-lhe.
De volta á rua, de volta ao trabalho, mais umas corridas, mais umas viagens.
Dia cinzento este…

1 comentário:

Elso Lago disse...

Boa ideia... ir cortar o cabelo!!