16 de janeiro de 2007

Very Important Person

No rescaldo de mais um dia e esperando pelo ultimo cliente de uma terça feira simpática, alinho-me atrás de três ou quatro carros na estação da CP.
A gare de qualquer estação, é um lugar privilegiado para observar as caras de quem ao fim de um dia de trabalho ali chega, tento adivinhar os pensamentos daquelas gentes, alguns mostram tamanha revolta que até o mais distraído consegue perceber, professores, alunos, operários, executivos, administradores, engenheiros doutores ou simplesmente pessoas que andam a passear, dão um colorido ao corredor que antecede o pequeno largo de calçada portuguesa, cá fora e habilmente perfilados, os táxis, como que a convidar para serem utilizados, mantêem as lanternas acesas, a luz verde indica qual o táxi a sair.
As pessoas ordeiramente aguardam a sua vez, os primeiros carros vão abandonado a fila, consigo perceber qual o serviço que me vai calhar, vejo um homem de barba branca e impecavelmente vestido, reconheço-o automaticamente, já o tinha visto chegar á estação várias vezes, nunca tinha tido o prazer de o transportar.
Num passo largo e decidido, como que a fugir de alguém, aproximou-se do carro, abriu a porta e recostou-se, decididamente não quer ser reconhecido, pensei. Uma voz calma e segura ditou a ordem, para a Vila da M…….. se faz favor, a sua figura parece um pouco diferente, na televisão parece mais pequeno, mais forte e com menos cabelo, talvez seja da gabardina creme que veste, mas o que é verdade é que parece outra pessoa, mas não há duvida é mesmo ele.
Sou um ouvinte e leitor assíduo do que escreve e diz, das formas geométricas que aprendi, as que mais me marcaram, foram efectivamente o quadrado e o circulo, quando andava no Liceu, e que me era dada a conhecer a história de Portugal e os seus navegadores, ouve um que me marcou positivamente, talvez pela sua participação no tratado de Tordesilhas, ficou ainda conhecido pelo “Esmeraldo”, talvez venha dai a minha admiração e a minha assiduidade ao que escreve.
Vou pelo caminho, e vem-me á ideia de lhe falar no meu Blog, afinal temos algo em comum, somos os dois blogueiros, quem sabe se me poderia dar algumas dicas de bem escrever… ou talvez até fazer publicidade no seu espaço, claro que seria uma mais valia para ele, não é todos os dias que se conhece um taxista blogueiro.
Fui acordado do meu sonho, a tal voz calma e segura, ouviu-se para me dar uma indicação. No largo em frente á Caixa de Credito Agrícola, corta à esquerda e logo de seguida à direita. Fui dar a uma pequena ruela, ao fundo um beco, foi lá que parei o carro, apressou-se a pagar-me e quando já ia a sair e para que soubesse que não me tinha passado ao lado, disse-lhe, boa noite sôtor, muito obrigado, já fora do carro deu uma volta e retribuiu, Boa noite para si também, e boa viagem, ainda não tinha acabado de dar a minha gargalhada interior, e surpreendentemente ouviu-se, Obrigado pelo seu silencio, não imagina como é bom pensarmos que conseguimos passar despercebidos, foi uma viagem muito agradável, boa noite.

Omiti o seu nome, por razões obvias, quem teve atento, decerto perceberá de quem se trata.

3 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Vaiderastos disse...

Muito bem Sr(a) anónimo(a), acertou,mas conforme compreenderá irei apagar o nome que escreveu.

Anónimo disse...

Caríssimo Sr Alex.

escusava de apagar, porque é óbvio:-)

M.