13 de setembro de 2008

Ao ver a lista



Ao ver a lista, é uma expressão que me fui habituando a ouvir cada vez que passa o cauteleiro que frequenta a praça de táxis. Nunca percebi muito bem o significado deste dito, ontem e no fim de tantas interrogações decidi perguntar ao Amilcar cauteleiro o que queria dizer o " Ao ver a lista" .
Entre uma e outra cautela vendida aos taxistas que tentam a sua sorte, lá me foi explicando que o "ao ver a lista" era uma expressão utilizada por ele e por outros antigos vendedores da sorte para anunciar que tinha a lista dos premiados de lotarias anteriores.
Já dei duas vezes a grande, e segundos prémios já não há conta, disse-me a sorrir, alguém lá do fundo e no mesmo tom com que ele apregoava a sorte, gritou, olhó ó vigarista, mais uma que se ouvia frequentemente cada vez que ele passava , não me incomoda, afinal só compra quem tem dinheiro e os tesos ficam-se pela conversa.
Tá tudo branco dizia outro, branco tás tu que não apanhas sol
, entre os mimos que se ouviam de parte a parte, o que é certo é que vendia jogo que nunca mais acabava, alguns dos que compravam já tinham números certos, para esses já nem era preciso alicia-los, toma lá dá cá, ía a cautela e vinha o dinheiro para o seu bolso.
Num olhar ameaçador como que fosse uma obrigação comprar-lhe uma cautela, perguntou-me, atão e tu? eu não jogo, fico-me pela sorte dos meus colegas. Não tardou que me presenteasse com um poema.

tu que não compras uma cautela
só te posso dizer o seguinte
tira-me essa farpela
porque não passas de um pedinte


Improvisado ou já pensado o que é verdade é que havia poemas para todos os gostos, para quem comprasse, para quem passava e lhe mandasse bocas e até para mim que só quis saber o que queria dizer,
"Ao ver a lista".

A todos os vendedores de sonhos que andam por aí, um grande abraço.


3 comentários:

Paulo disse...

Olá Luís!

Fico feliz por constatar que voltou a escrever no blogue!

E não é que ontem estive a falar da minha colecção de miniaturas de táxis num programa de rádio!... e fui de Táxi!...

Um abraço!

Vaiderastos disse...

Olá Paulo, obrigado por andar por aqui e fico contente por si.
Tentei deixar uma mensagem no seu blog mas não consigo
Abraço

Paulo disse...

Já alterei a forma como se deixam os comentários... penso que agora já conseguirá deixar algum.

Um abraço!