20 de janeiro de 2007

Tudo está bem, quando acaba em bem.

Andava eu por aí a palmilhar kilometros, e em determinado local, um carro que estava estacionado no meio da rua, impedia o trânsito, um qualquer condutor que queria avançar para ir trabalhar, porque nem só de pão, vinho e espectáculos de circo vive uma pessoa, que é como quem diz, trabalhar enaltece…, abriu a janela e gritou para o condutor que estava parado alguns impropérios, que eu não me atrevo a repetir porque se o fizesse ainda vinha a minha avózinha e lavava-me a boca com sabão que é como quem diz, chamava-me a atenção.
O homem gritava e o outro não lhe ligava nenhuma limitando-se a responder-lhe, os cães ladram e a caravana passa, que é como quem diz, fala fala, que não te dou cavaco nenhum. Nisto, o outro deixando de gritar, começou a repetir-lhe nervosamente um qualquer insulto na esperança que ele se fosse embora, porque água mole em pedra dura tanto bate até que fura, que é como quem diz, a persistência compensa.
O Homem que estava interromper o trânsito, já incomodado, disse, é melhor que te cales porque há três coisas na vida que nunca voltam atrás, a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida, que é como quem diz, vale mais pensar bem antes de se dizer qualquer coisa.
O homem chateado não se conteve e gritou: Não vá o sapateiro além dos sapatos, que é como quem diz, não metas a foice em seara alheia. E o outro calmamente limitou-se a responder, longa viagem começa por um passo, que é como quem diz, devagar se vai ao longe, ou até, que depressa e bem, não há a quem.
O trânsito acumulava-se, havia já uma longa fila de gente que buzinava, o homem que estava mais irritado que nunca, estava agora fora do carro e aproximava-se do outro ainda estacionado no meio da rua, gesticulando para ele e gritando, o homem comum fala, o sábio escuta, o tolo discute, que é como quem diz que já tinha dado para aquele peditório e que estava farto de estar a discutir.
O transgressor continuava estacionado e ignorava o mal que causava porque com o mal dos outros podia ele bem, que é como quem diz, era um egoísta.
O homem irritado agora perigosamente, perto da janela do carro estacionado gritou-lhe, vai para o cara..., que é como quem diz, vai morrer longe…, e… ele foi.

2 comentários:

Anónimo disse...

...que é como quem diz....hoje não li nada de novo.

Anónimo disse...

eu não tinha perdido tempo a berrar e tinha-lhe dado com o ferro 7, que é como quem diz, enviá-lo a 150 metros ( por vezes não passa dos 100, mas é como quem diz, o importante é que a bola tenha ficado dentro do green )