18 de janeiro de 2007

Bué, cenas, cota, ya

Chamada à Escola Superior Agrária, anteriormente conhecida como, Escola de Regentes Agrícolas, quatro raparigas surgem do bloco de aulas. Há 30 anos atrás, era impensável que tal acontecesse, mulheres só mesmo as senhoras da limpeza, os alunos esses, tinham carisma e eram vistos como gente nobre, vestiam de ganga, jaqueta e calças azuis, completada por uma bota Ribatejana, o salto, tinha que ser de prateleira e de vira fina, as suissas bem aparadas, e o ar jingão, faziam que toda a gente reparasse neles.
Estação, indicou a rapariga que se sentou ao meu lado, viagem curta, 5 minutos se tanto, mas não suficiente curta para ter que ouvir uma quantidade de barbaridades.
Eia meu, que cena…., o cota passou-se ca gaja, ya dizia uma lá atrás, ficou mesmo agarrado… mas tu viste-me aquela cena da Sara? Fonix meu, é preciso ter coragem… ya, ouviu-se outra vez, mas meu aquela cena é bué da difícil, ya é bué mesmo.
Ainda não tinham dito nada com pés e cabeça, Bué, cenas, cota, ya, se levasse miúdos do ensino básico, ainda vá que não vá, agora estudantes de cursos superiores?
Nunca fui de acordo nem achei muito bem o rótulo de Geração Rasca, mas cuidado paizinhos, a tradição já não é o que era …

5 comentários:

Anónimo disse...

Bué d´interessante...

Anónimo disse...

Obrigado.
Tenho-me regalado, com este dia a dia, de quem vive, vê, sente e trabalha.
Parabéns.
Um Abraço.

Unknown disse...

Tive um cunhado,infelizmente já não não está entre nós) que vivia na Maçussa (conheces?) e andava a estudar na Escola de Regentes Agrícolas.
Ao ler a descrição do pessoal que há anos atrás a frequentava visualizei-o.
Obrigada por isso!!!

Anónimo disse...

Como se pode verificar pela imagem acima à direita, já lá vai o tempo em que os campinos se faziam de raiz no dorso de um cavalo. Agora digitalizam-se as bestas para os meninos não esfolarem os joelhos. Estas coisas não se podem assumir às metades. A moeda foi unificada, mas mantém duas faces e nas duas há o pior e o melhor. A consumir com bué de moderação.

Anónimo disse...

olha, sabes uma coisa ? eu andei muito tempo a pensar que " bué de fixe" era um cardume !