24 de outubro de 2008

Quando vai a ASAE actuar nos táxis?

Tomei conhecimento através de um amigo que o blog http://puxapalavra.blogspot.com/ tinha feito um post sobre as condições deploráveis a que foi sujeito ao viajar num táxi.
Embora não seja meu objectivo confrontar ideias com clientes sobre o bom ou mau funcionamento dos táxis, achei que por uma vez podia fugir ás minhas regras e fazer referencia a esse post.
Tentei unicamente demonstrar que há bons profissionais neste sector e que motoristas de táxi são diferentes de táxistas.
O que escreveu:
Quando vai a ASAE actuar nos táxis?
Os donos dos táxis queixam-se de tudo: impostos, combustíveis, etc.
Provavelmente terão muita razão.
E eu queixo-me dos táxis. Ultimamente tenho recorrido bastante ao táxi. Desde a limpeza, a carros que não oferecem o mínimo de segurança, a motoristas a fumar quando vão vazios, ... há de tudo.
Ainda esta manhã utilizei um taxi. Saltavam -lhe as mudanças e o incómodo era visível, tanto que, a dada altura, reagi e o motorista diz-me, sabe a ASAE aqui não funciona porque senão mais de 50%, sobretudo das frotas dos grandes proprietários de táxis eram retirados do mercado pois não têm condições exactamente como este que é duma dessas frotas. "Um dia destes sou eu que chamo a ASAE" - dizia-me o taxista. Entusiasmei - o porque de facto o utente não tem de aguentar aquelas "pocilgas"
A minha resposta:
Muito boa tarde, tomei conhecimento deste seu artigo através de um fórum e de uma pessoa amiga, gostava de deixar a minha opinião apenas no sentido de defender tantos motoristas de táxi que andam por aí e que se preocupam com o bem estar dos clientes.
Sou filho de um motorista de táxi que exerce a profissão vai para 57 anos, eu próprio sou motorista á 18, sempre exerci a minha profissão em Santarém e não era capaz de o fazer numa grande cidade. Esta minha decisão prende-se apenas com o facto de gostar de ficar a conhecer quem me entra pela porta dentro, nunca me esqueço de dizer bom dia, quando me pagam digo obrigado e muito raramente me esqueço da cara do meu cliente.
Embora não consiga manter sempre a minha viatura num brilho por razões obvias, não deixo de entre cada serviço que faço dar uma vista de olhos para ver se fica alguma coisa esquecida, depois então vejo se o banco e tapetes estão em condições.
Poderá nesta altura estar a pensar que o motorista de táxi de Santarém é perfeito e que se está a armar em bom, de facto isso não acontece apenas por uma razão, em Santarém há apenas 32 táxis e ainda é uma cidade onde toda a gente conhece toda a gente, como é fácil de perceber seria mais fácil ficar sem clientes do que limpar os tapetes.
Não sei onde mora e onde ultimamente tem apanhado táxi, não sei se a ASAE tem mandado parar táxis ou não, nem sei muito bem se o podem fazer ou qual o organismo que o deve fazer, o que acontece por aqui e com alguma frequência é a PSP de Santarém quando está a fazer uma operação STOP, abrir as portas do táxi, espreitar para dentro do carro, se encontra algo que não está em conformidade manda limpar e se está mesmo fora do que é aceitável, passa a respectiva contra ordenação.
Quando apanhou o tal táxi, aquele que lhe saltava as mudanças, devia estar a ser conduzido efectivamente por um taxista e não por um motorista de táxi, pode parecer a mesma coisa mas não é, eu sou motorista de táxi porque faço e irei continuar a fazer disso o meu modo de vida tento dignificar a minha profissão o mais possível, o outro é taxista porque talvez tenha ficado sem o seu emprego e então como precisa de ganhar dinheiro, caiu de paraquedas num banco de um carro e já está, foi ordenado taxista.
Sei que é fácil ter a tendência para generalizar, sei que há bons e maus profissionais em todo o lado, sei que há inúmeras queixas sobre a minha profissão, mas caro senhor, se um dia for oportuno venha até Santarém, visite a cidade e viaje de táxi, vai ver que não se arrepende.
Um abraço
Luis Alexandre

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabens por este blog..Vim cá parar de para-quedas..

Sim, existem muitas diferenças, devo dizer: eu que moro em Santarem nao me queixo de nenhum até á data mas em Lisboa apanho com alguns que a conversa so melhora se esgotar o dicionario da bola...

Abraço e continue a postar!

Rafael Santos disse...

Desculpe não estar a comentar o post, mas apenas lhe queria felicitar pelo blog.

Tive conhecimento da sua existência através de um comentário que deixaram no meu blog, sugerindo uma visita ao seu blog. Já o visitei e gostei do que li.

Um abraço e boas viagens

Anónimo disse...

Mas o que é que se passa com este blog que já não tem posts desde 24 de Outubro?... Não me digam que a ASAE já fez das suas lá para os lados de Santarém...